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Informação e esclarecimento sobre burlas ou fraudes no MBWay

A SIBS emitiu aos bancos alerta sobre o serviço MB WAY com vista a alertar para o aumento de burlas e fraude através de MB WAY, o que tem afetado Clientes das várias entidades bancárias nacionais que disponibilizam esta funcionalidade.

Os clientes burlados, são levados a aderir ao serviço voluntariamente, o que torna este tipo de fraude num problema de segurança pública, mantendo a SIBS e o Crédito Agrícola, uma relação estreita com as autoridades policiais com vista a ajudar a prevenir e identificar estas atividades.

Como forma de mitigação da fraude e de sensibilização dos clientes, foram colocadas mensagens de alerta nos extratos e foi enviado um email com uma breve explicação sobre o tema.

Com o intuito de proteger os clientes aquando da adesão ao serviço MB WAY, a SIBS efectuou um ajuste dos ecrãs da rede CA Multibanco, de forma a apresentarem duas mensagens de alerta, para que os clientes apenas efetuem adesões para o seu número de telemóvel e uma breve explicação de que o número de telefone fica associado ao cartão bancário permitindo realizar operações na conta bancária.

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A SIBS identificou algumas recomendações e regras fundamentais a ter em consideração por parte dos utilizadores MB WAY:

• No momento da adesão, nunca deve ser inserido um número de telemóvel que não seja o do titular do cartão ou que seja desconhecido. Deve ser confirmado o número introduzido, uma vez que este fica associado ao cartão e conta bancária do cliente, permitindo a realização de operações na conta;

• Nunca devem ser seguidas instruções de desconhecidos para fazer pagamentos via MB WAY. Se é a primeira vez que o utilizador vai usufruir do serviço, deve seguir os passos indicados no site CA ou no site do serviço;

• Se tem um artigo à venda na internet nunca aceitar o pagamento por MB WAY e solicitar outra forma de pagamento;

• O PIN do MB WAY não deve ser partilhado nem como forma de pagamento, nem como garantia. O PIN (código de acesso de 6 dígitos) é pessoal e intransmissível e a sua divulgação permite a realização de operações na conta bancária;

• Nem os Bancos, nem outras entidades como operadoras de comunicações ou de serviços, pedem ao utilizador, telefonicamente ou por email, que este adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não seja seu ou que não reconhece. Se o utilizador for contactado para este efeito, não deve fornecer os seus dados e é recomendável que entre com contacto com o Crédito Agrícola.

• Nunca devem ser fornecidos dados confidencias ou pessoais como resposta a mensagens de correio eletrónico ou via SMS, mesmo que a origem do pedido possa parecer legitima;

• Não devem ser seguidas ligações recebidas por mensagens de correio eletrónico ou via SMS;

• Se for contactado para aderir ao MB WAY com um número de telemóvel desconhecido, o utilizador deve interromper de imediato essa operação, entrar em contacto com o Crédito Agrícola e/ou informar as autoridades policiais;

• Os extratos das contas bancárias do utilizador devem ser verificados regularmente pelo próprio;

• Os clientes devem manter os contactos atualizados, nomeadamente o número de telemóvel.

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